quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A Crise e o estrangulamento da liberdade


Neste país, toda a gente ralha, vive-se um clima de cortar à faca e estão constantemente a empacotar-nos com notícias, as quais devemos achar como normais, fruto da crise, blablá…

Mas o ridículo nisto tudo, é que a suposta obrigatoriedade de recorrer à Troika, para o financiamento de 78 Mil Milhões €, tem um custo de 34.400 Mil Milhões de JUROS. É hilariante, para não dizer que é de chorar! Sim, são 44% de Juro!! Isto numa altura em que o BCE financia a banca com 1% de juro, e os empréstimos em geral, regulados pelo Euribor estão a 0,25%. Ou seja, apesar de lá fora Portugal ser elogiado por ser “bom aluno” da Troika; e o dito cujo do empréstimo ser brutalmente bem pago; a Troika não flexibiliza a meta do Défice estabelecida no inicio das negociações… Tudo pk NÃO PODEMOS financiarmo-nos directo ao BCE. Só pk desde a década de 70, a Alemanha e a França alinharam nesta imposição de não financiamento no banco central, com a desculpa que iria aumentar a Inflação!

Então vamos lá pensar, nos EUA existe o equivalente ao nosso BCE que é a Reserva Federal Americana que empresta diretamente aos Estados membros (os 50 Estados dos EUA)! Quiseram criar uns “Estados Unidos da Europa”, certo? Mas a nossa reserva Federal (BCE) já não pode emprestar directamente! “Ah, e tal… teorias económicas de especulação dos mercados” – Especulação é sim, criar intermediários e todos os grandes grupos económicos ganham…e só o povo é que paga.

Cria-se um sistema de Lobby financeiro… sim, porque a troika é composta por um conjunto de indivíduos que parece estar acima da lei, da soberania dos estados, da liberdade das pessoas, e dos direitos sociais dos indivíduos, pk se impõe que a TODO O CUSTO, se pague estes juros BRUTAIS, nem que para isso se mate o estado social, se sobrecarregue os países de impostos e austeridade, pk temos a todo o custo de garantir estes juros brutais de uma dívida impagável, que implicará vassalagem eterna…. Sim, porque passamos o tempo a pedir dinheiro para pagar empréstimos, toda a gente sabe que isso é uma “bola de neve”.

E “temos de pagar, precisamos de austeridade”… mas sinceramente, uma das regras básicas de economia é a equação do PIB. Rendimento Nacional (PIB)= C+I +G + X – M, genericamente significa que o PIB de um país é o resultado do CONSUMO + Investimento (sector Privado) + G (Estado-despesas correntes) + X (exportações) – M (Importações). O grande objectivo é sempre o crescimento do PIB, para tal é mexer num destes factores para por o fluxo a correr e umas “letras” influenciam as outras… Isto mostra-nos que diminuir a capacidade de consumo das famílias, desacelera a economia, e continuar a não cortar na despesa do Estado (G), continua a pesar negativamente no saldo da Equação. O aumento de impostos, impede o Investimento (I). Ou seja, uma tentativa imediata que encaixar liquidez para os cofres, a médio e longo prazo tem graves consequências na Economia. Isto diz-nos o quê… Sim, estes Srs. São todos Economistas, sabem bem estas regras fundamentais, mas…e passo a expressão estão-se a marimbar para a Economia real, gerada por pessoas reais que trabalham. Interessa para eles sim, encaixar os pagamentos para os Lobbys financeiros como a Troika, nem que para isso se destrua a Economia e o estado Social. No nosso país o Estado(G) COME 70% do que nós todos produzimos. No entanto o “MONSTRO” cresce em Fundações e Institutos que prometem extinguir, mas não há nada concreto á vista. 

Preferem cortar no rendimento disponível das famílias que era a letra “C” da equação que era uma parte que convinha crescer…. Ainda por cima, faz-se empréstimos a peso de Ouro, quando se podiam financiar a 1% directo no BCE. Sim, é de doidos…e continuam a atirar areia para os olhos, a perder a soberania, a matar as pessoas que ficam sem possibilidade de acesso à saúde… Sim, viola-se todas as regras básicas de economia, com a desculpa de equilibrar no imediato as finanças. É demasiado deliberado, é demasiado lobby e manipulação…onde um punhado de gente fica cada vez mais rica e ainda por cima removem a total independência das nações, escravas da ganância e da sede de poder. 

Criam o CAOS, e depois impingem estas soluções que temos de aceitar como normais, para depois aceitarmos leis mais rígidas, perca de liberdades e direitos fundamentais, violação de privacidade, imposição do controle, onde sabem e controlam tudo acerca da vida dos cidadãos. Sim é deliberadamente criada para servir interesses, e para tu acreditares que não é culpa ninguém e é só da “crise”, para aceitares uma nova ordem mundial, e acabarem por te sugar o tutano. 

Isto não tem NADA a ver com ideologia política, porque isso na realidade NÃO EXISTE na gestão real. A ideologia e os discursos são a fachada para acreditarmos que defendem algum ideal legítimo, defendem sim os seus interesses e de certos grupos… Se assim não fosse, não existiria maçonaria (fazem juramento de sangue onde prometem defender os irmãos); tb não existiria políticos com patrimónios milionários; não existiria tanta corrupção e escândalo de desvios; etc, etc… Não acredites em tudo que o que te querem impingir!

É como diz o Medina Carreira, “uma dona de casa, faria melhores contas”
O tom é ácido..eu sei… Mas há coisas que precisam de ser ditas…

Sem comentários:

Enviar um comentário