domingo, 26 de janeiro de 2014

Deixa arrefecer antes de falar...



Numa época em que se vive acelerado, sobrecarregado de informação, de desinformação, onde se fazem juízos de valor de forma tão rápida, mutável e em várias plataformas cibernéticas. Crucificam-se actos, frases, deslizes, amplificando e eternizando os erros de uma forma colossal. Deixa pouca margem para errar e para aprender a ser…Este será um dos maiores perigos da época digital em que vivemos – o escrutínio do Errar!
Por isso vemos fenómenos como o cyberbullying, the epic fails; anorexia; o culto da imagem… Toda a gente quer ser perfeito, e todos vêm defeitos nos outros!

Falta espaço para desacelerar, sentir, eliminar tanto “ruído” do excesso de informação. Famílias numa mesma sala, no entanto tão distantes, cada um entretido nos seus "Hi tech devices", que se perdem actos tão preciosos como conversar.

Não digo que as plataformas sociais não tenham virtudes, por outro lado, permite-nos conhecer melhor algumas pessoas e trocar de forma mais imediata pensamentos, informação, diversão. Deverá no entanto ser utilizado para criar sinergias positivas e contribuir para abrir consciências e diminuir a ignorância. E não para atacar gratuitamente e rirmo-nos da desgraça alheia…protegidos pelo conforto de não o fazer cara-a-cara.
Quando somos magoados, traídos, injustiçados, queremos gritar e mostrar como não é justo... Hoje vai-se para as redes sociais, sem tempo para mastigar, dormir sobre o assunto e ter o distanciamento suficiente para desvalorizar aquilo que no fundo não tem nenhum valor… Perigo maior, quando são as falhas dos jovens e crianças, que parece que ficam eternizadas num "webworld" que não se esquece. Sou mãe, por isso sei que eles precisam de errar, porque precisam de aprender a crescer, a serem resilientes…mas para corrigir estou cá eu – mãe – Não é preciso o mundo inteiro a apontar esses defeitos. A mãe lava as feridas, o Mundo não!

“Locus controlo interno” precisa-se nesta sociedade!!! Afinal somos todos humanos…

Sem comentários:

Enviar um comentário